Duas receitas saudáveis com azeite de oliva extravirgem

Nós fazemos questão de dizer que o azeite de oliva extravirgem DE VERDADE é repleto de benefícios para a saúde do ser humano. O que pode lhe deixar em dúvida é: como aproveitar o sabor e a saúde dos azeites brasileiros no dia a dia? Por isso, este artigo é o primeiro de muitos em que traremos receitas saudáveis usando o óleo de oliva como ingrediente.

Convidamos Deise Luana Winck Franco, graduanda do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e responsável pelo perfil Uva Oliva no Instagram, para compartilhar duas receitas saudáveis e pra lá de saborosas com a audiência do Clube da Oliva!

Faça a listinha do supermercado e prepare seu paladar para se encantar com os sabores a seguir!

Lasanha de Berinjela: porções gostosas a preços acessíveis

A primeira das receitas saudáveis trazidas pela Deise é uma incrível lasanha de berinjela rápida de preparar e que rende até 6 porções.

De acordo com a pesquisa feita pela Deise, é possível preparar a receita gastando R$ 24,54, o que dá um custo de R$ 4,09 por porção. Ótima opção para um almoço em família!

Ingredientes:

500g de carne de alcatra moída
500g de berinjela
100g de tomate
200g de mozzarella de búfala
100g de queijo parmesão
60g de pimentão
30g de cebola
30g de cenoura
30g azeite de oliva extravirgem de verdade (equivalente a duas colheres de sopa)
10g de alho
2g pimenta
2g de sal

Modo de preparo:

1 - Em uma panela, aqueça metade do azeite de oliva extravirgem DE VERDADE;

2 - Pique grosseiramente a cebola, alho, cenoura, pimentão e os tomates;

3 - Aqueça levemente os vegetais, até que a cebola esteja levemente dourada;

4 - Bata em um processador ou liquidificador os vegetais, até formar um molho de tomate espesso (quanto mais espesso melhor). Reserve;

5 - Refogue a carne na panela que foi utilizada, tempere com sal e pimenta, conforme sua preferência e deixe dourar. Quando estiver bem assada e soltinha, adicione o molho. Deixe cozinhar;

6 - Lave as berinjelas e fatia em rodelas finas. Reserve;

7 - Coloque um pouco do molho em um refratário, e vá adicionando a berinjela, intercale com molho e a mozzarella de bufála;

8 - Ao terminar finalize com o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido em 180ºC por 20 minutos ou até dourar;

9 - Após o cozimento, corte uma fatia, distribua em um prato e finalize com o restante do azeite de oliva extravirgem DE VERDADE.

Dica de harmonização: Pinot Noir frutado ou vinhos brancos secos mais leves.

Salmão ao molho de queijos: saúde e requinte!

A outra delícia trazida pela Deise é um salmão ao molho de queijos que pode ser feita em apenas 15 minutos! Entre tantos benefícios para a saúde, a receita é rica em proteína e rende até 4 porções.

Ingredientes:

500g de salmão
20g de manteiga
80g de alho poró
100g de tomate cereja
200g creme de leite fresco
50g de rúcula
20g de alho
50g de parmesão ou queijo semelhante

Modo de preparo:

1 - Sele o salmão por 4 minutos (lado oposto da pele) e um minuto com a pele para baixo. Reserve;

2 - Na mesma panela, adicione a manteiga, o alho e doure;

3 - Adicione o creme de leite, o tomate, o alho poró e deixe cozinhar por dois minutos;

4 - Desligue o fogão, adicione a rúcula e o queijo parmesão e sirva o molho em cima do peixe;

5 - Para finalizar, salpique pimenta rosa, em grãos, que garantirá uma textura diferente ao prato e azeite de oliva extravirgem DE VERDADE conforme gosto pessoal.

O azeite de oliva extravirgem DE VERDADE na sua vida

Como você utiliza o azeite de oliva extravirgem DE VERDADE no seu dia a dia? Você tem receitas saudáveis pra lá de saborosas e gostaria de compartilhar com a audiência do Clube da Oliva?

Se sim, envie as receitas com fotos e suas informações pessoais para olivia@clubedaoliva.com.br e tenha a chance de ver sua receita publicada em nosso blog!

Clique aqui para comprar azeite de oliva extravirgem em nossa loja