O que é osteoporose e como o azeite de oliva pode ajudar na prevenção

A osteoporose é uma condição que acelera a perda de massa óssea e costuma se acentuar conforme envelhecemos. Essa doença diminui a absorção de minerais e de cálcio, deixando os ossos mais frágeis e porosos.

A osteoporose se tornou um sério problema de saúde pública nos tempos atuais.

As mulheres são mais afetadas do que os homens, em especial a partir da fase pós-menopausa: uma em cada duas mulheres tem chances reais de desenvolver osteoporose nessa etapa da vida.

O risco de fraturas aumenta com o agravamento da doença. Essa é uma situação delicada, pois uma fratura do colo do fêmur pode ser tão ou mais mortal do que um infarto do miocárdio, especialmente se a pessoa tiver 50 anos ou mais.

É fundamental tomarmos cuidados para melhorar a saúde dos ossos antes mesmo de chegarmos na faixa etária em que o risco se acentua. Para isso, entenda melhor como funciona nossa sustentação óssea.

A manutenção da saúde dos ossos é um processo contínuo de remodelação óssea que ocorre a partir da interação harmoniosa entre 3 tipos de células:

• Osteoblastos: fabricam a matriz óssea nova;
  • Osteoclastos: reabsorvem o osso; e
  • Osteócitos: mediam o remodelamento ósseo.

A osteoporose surge justamente quando o processo de remodelamento ósseo entra em desequilíbrio.

Radicais livres e o desequilíbrio da saúde óssea

A interação com radicais livres é um dos possíveis motivos que levam a esse desequilíbrio. A formação de radicais livres ocorre residualmente nos processos metabólicos ou quando são utilizadas substâncias como o álcool e o cigarro.

Os radicais livres sinalizam para os osteoclastos que devem se diferenciar e absorver mais osso. Além disso, o estresse oxidativo causado pelos radicais livres também inibe a produção de maior quantidade de osso novo por parte dos osteoblastos.

Isso significa que a densidade óssea nos seres humanos está associada ao status oxidativo. Guarde essa informação, pois é aqui que está a relação entre os benefícios do azeite de oliva extravirgem DE VERDADE e a prevenção da osteoporose.

Ação antioxidante do azeite de oliva extravirgem é aliada à prevenção da osteoporose

Se você já conhece o trabalho do Clube da Oliva, você já se deparou com informações que destacam as qualidades do azeite de oliva extravirgem DE VERDADE para a saúde de seres humanos de todas as idades!

Mas se seu primeiro contato está sendo por esse artigo, vamos falar mais sobre sua ação antioxidante.

O azeite de oliva extravirgem DE VERDADE é rico em gordura monoinsaturada ômega-9, tirosol, oleuropeina, oleocantal e outros polifenóis. Esses elementos são responsáveis pela capacidade antioxidante do azeite.

Felizmente, o avanço da medicina tem estudado soluções benéficas à nossa saúde que vão muito além de medicamentos. As evidências científicas do impacto positivo que o azeite de oliva extravirgem têm sobre o metabolismo ósseo são crescentes.

Dessa forma, conhecimentos sobre o potencial de prevenção da osteoporose a partir do consumo diário de azeite de oliva extravirgem se torna cada vez mais acessível.

Diversos estudos em animais mostram a eficácia do consumo de azeite de oliva extravirgem na prevenção de perda óssea em modelos animais de osteoporose pós-menopausa. Estamos na torcida para que estudos futuros mostrem evidências similares relacionadas à deficiência de testosterona.

Estudos confiáveis sobre como o azeite de oliva pode ajudar a prevenir a osteoporose

Com relação a pesquisas com humanos, destacamos dois estudos confiáveis.

O estudo mais relevante é o PREDIMED. Os estudiosos observaram que o consumo de 50ml de azeite de oliva extravirgem DE VERDADE todos os dias foi capaz de aumentar a presença de marcadores de remodelamento ósseo no sangue.

Por sua vez, outro estudo evidenciou o aumento de massa óssea após um ano no grupo que consumiu 50ml de azeite de oliva extravirgem diariamente, em comparação com o grupo controle, que não consumiu nada. A amostra nesse grupo foi pequena e não houve a criação de um grupo placebo.

Resumo: a prevenção à osteoporose vai além do consumo de cálcio

Não são apenas o leite e seus derivados os aliados na prevenção à osteoporose. O azeite de oliva extravirgem DE VERDADE, por conter propriedades antioxidantes, é um remédio natural e saboroso que faz bem para os ossos.

A interação da sustentação óssea com radicais livres é uma das possíveis causas do desequilíbrio da saúde dos ossos. Os antioxidantes são capazes de interferir nesse desequilíbrio e diminuir o estresse oxidativo, melhorando a homeostase óssea.

Esses dados são suportados por estudos pré-clínicos com modelos animais. Há também um número ainda limitado, mas crescente, de estudos em humanos.

As pesquisas mencionadas nesse artigo apontam que o consumo diário de 50ml de azeite de oliva extravirgem traz bons resultados para prevenir a osteoporose. Em nossos canais digitais costumamos sugerir o consumo mínimo de #30mlpordia. Essa dica também está amparada por estudos e traz benefícios a diversas áreas da nossa saúde.

Clique aqui para comprar azeite de oliva extravirgem em nossa loja