Dieta Mediterrânea oferece melhorias na saúde em curto e longo prazos

Se você é uma pessoa ligada em saúde e bem-estar, você certamente já ouviu falar em dieta mediterrânea. Não é mesmo?

A dieta mediterrânea se tornou muito popular no ocidente devido aos grandes benefícios à saúde. Estudos recentes e confiáveis também ajudam a dar destaque ao tema, trazendo informações relevantes e atualizadas, como os impactos positivos à saúde em curto e longo prazos e qual é a quantidade ideal para consumir o azeite de oliva na dieta mediterrânea.

Os povos de países como Egito, Espanha, Grécia, Itália, Malta e outras nações que compõem a região do Mar Mediterrâneo tem a dieta mediterrânea tradicional como padrão alimentar. A população dessa região é mundialmente conhecida por conta da longevidade.

A alta expectativa de vida dos povos está diretamente ligada à qualidade dos hábitos alimentares. Isso porque a dieta mediterrânea tem como principais características:

- Abundante uso de azeite de oliva extravirgem;

- Elevado consumo de alimentos de origem vegetal, como legumes, frutas, cereais, nozes, sementes e castanhas;

- Consumo moderado de vinho tinto em algumas refeições;

- Consumo moderado de peixes, frutos do mar, ovos e derivados de leite como o iogurte e o queijo;

- Baixo consumo de carne vermelha, carne processada e alimentos açucarados.

Com uma variedade de opções saudáveis e saborosas não poderia ser diferente, não é verdade?

O PREDIMED e suas importantes conclusões sobre a dieta mediterrânea

O PREDIMED é um dos estudos mais atuais e confiáveis a respeito da dieta mediterrânea e seus benefícios para a saúde humana. A pesquisa teve um trial bem estruturado e estudou uma amostragem significativa.

Foram muitos os benefícios observados pela pesquisa. Um dos principais e mais surpreendentes diz respeito à quantidade ideal para consumo diário do azeite de oliva extravirgem de verdade.

As doses de azeite de oliva extravirgem de verdade utilizadas nos estudos em humanos que demonstraram relevantes benefícios variaram de 20ml a 50ml ao dia, distribuídos entre as refeições. Em média, 20ml equivale a quase duas colheres de sopa ao dia. Por sua vez, 50ml equivale a quatro colheres de sopa ao dia.

Quando comparado com outros grupos de controle, o grupo que consumiu aproximadamente 50ml (quatro colheres de sopa) de azeite de oliva extravirgem de verdade todos os dias diminuiu 30% do risco cardiovascular!

Outros benefícios observados pelo PREDIMED foram a redução no impacto da síndrome metabólica, na adiposidade e melhora na cognição. Segundo o estudo, a dieta mediterrânea também pode reduzir a ocorrência de diabetes do tipo 2 em até 30%.

O grupo que consumiu 50ml por dia ainda apresentou redução de 66% na ocorrência de doença arterial periférica e de 38% na ocorrência de fibrilação atrial. Esses números são muito positivos, pois estamos falando de doenças frequentes e com alta morbidade e mortalidade!

E o mais incrível: os benefícios da dieta mediterrânea para diminuir o risco cardiovascular podem ser observados já após os 3 primeiros meses de dieta!

Mais saúde com a gordura boa do azeite de oliva extravirgem

Se você recém está se familiarizando com a dieta mediterrânea, um aspecto pode lhe confundir. Mas calma, nós estamos aqui com o compromisso de trazer informações qualificadas e que ajudem você a melhorar sua saúde!

Pode lhe parecer surpreendente, mas o consumo elevado de azeite de oliva extravirgem de verdade na dieta mediterrânea não gera impactos significativos no ganho de peso. As evidências sustentam que o consumo frequente nessa dieta, que é rica em vegetais e legumes, não resultou em ganho de peso nem em aumento da adiposidade central.

Isso porque o consumo elevado de azeite de oliva extravirgem de verdade, em um contexto repleto de variedades saudáveis, aumenta a saciedade, o consumo de energia em repouso e a oxidação pós-prandial de gordura. Ainda: ajuda a diminuir a necessidade de obter energia a partir do consumo de alimentos ricos em carboidratos, por exemplo.

A qualidade da gordura ingerida é muito importante para prevenir doenças cardiovasculares crônicas.

Nas dietas com predomínio de gorduras de origem vegetal sobre as de gordura animal, a riqueza qualitativa é mais importante na determinação do risco de doenças crônicas do que a quantidade de gordura ingerida. De acordo com o estudo PREDIMED, os efeitos benéficos ocorrem sem um impacto significativo no peso corporal ou na adiposidade.

Resumo: Dieta Mediterrânea é um remédio natural para a longevidade!

Cada vez mais estudos clínicos e pesquisas sérias comprovam: dieta mediterrânea faz bem!

O consumo diário ideal de azeite de oliva extravirgem de verdade no contexto da dieta mediterrânea é entre 20ml e 50ml. Ou seja, entre aproximadamente 2 e 4 colheres de sopa.

Sua saúde agradecerá muito se você consumir 30ml ao dia em uma dieta saudável, como é o caso da dieta mediterrânea!

Os benefícios da dieta mediterrânea são muitos. Entre eles: relevantes reduções do risco cardiovascular, no impacto da síndrome metabólica e na adiposidade. Ainda: diminuição de 66% na ocorrência de doença arterial periférica e de 38% na ocorrência de fibrilação atrial.

Importante: A redução do risco cardiovascular já pode ser observada após os 3 primeiros meses do consumo de azeite de oliva extravirgem de verdade em uma dieta tão saudável como a mediterrânea.

Opte por consumir azeite de oliva extravirgem de verdade, legumes, castanhas, queijo e um pouquinho de vinho em algumas refeições! Escolha por uma prevenção palatável desde cedo. Isso é muito mais interessante do que ter que gastar com medicamentos no futuro.

Clique aqui para comprar azeite de oliva extravirgem em nossa loja