Como é feito o azeite de oliva extravirgem de verdade

O azeite de oliva extravirgem é um verdadeiro remédio natural. Suas propriedades fazem bem para todo nosso organismo: desde o micro ao evitar a oxidação de células e a atuação de radicais livres, até o macro, favorecendo a saúde do coração e fortalecendo os ossos, por exemplo. Por ser muito saudável, o óleo de oliva também é alvo de muita falsificação. Neste artigo, vamos lhe mostrar como é feito o azeite de oliva extravirgem DE VERDADE.

Quando falamos em azeite de oliva extravirgem DE VERDADE fazemos referência a produtos Premium. Esses exemplares são considerados Premium porque respeitam uma série de regras que existem para preservar todas as qualidades do produto que são benéficas à saúde.

Primeiramente, precisamos falar da própria azeitona para entender como é feito o azeite de oliva extravirgem de verdade. A azeitona deve ser de alta qualidade, fruto de oliveiras (Olea Europea), bem cuidadas e cultivadas respeitando critérios rigorosos. Além disso, ela deve ser colhida com bastante cuidado para não prejudicá-la.

Em seguida, é necessário seguir criteriosos procedimentos de extração. São necessários entre 7kg e 10kg de azeitonas para produzir 1 litro de azeite de oliva extravirgem DE VERDADE. Por necessitar de tantas azeitonas para ser um produto puro, é preciso ter cuidado com a exposição das azeitonas ao calor e o processamento deve ser feito em no máximo 18h após a colheita.

O uso de solventes ou outros produtos químicos acaba com a pureza do azeite. Infelizmente, é esse tipo de recurso que os azeites "tipo único" empregam para fazerem as azeitonas renderem. Ao consumirem azeite tipo único, as pessoas consomem mais produtos químicos do que propriedades benéficas.

A extração correta do azeite de oliva extravirgem DE VERDADE deve ocorrer assim:

• As azeitonas são moídas em um moinho de pedra automatizado, ou por martelos em máquinas específicas;
  • Esses procedimentos formam uma pasta que é depositada em um recipiente onde as gotas do óleo extraído se juntam;
  • Por fim, a mistura é colocada em uma centrífuga com tempo e temperatura controladas para separar a polpa da água e do óleo adequadamente.

Feito isso, é necessário armazenar o azeite de oliva extravirgem em garrafas escuras em local longe do calor e sem exposição direta à luz. As tampas das garrafas precisam ter um lacre de proteção para evitar que o produto oxide ou evapore.

Por fim, para que o azeite de oliva seja extravirgem DE VERDADE, é fundamental que a data do envase seja o mais próximo possível ao momento em que você for consumir o produto. Ao consumi-lo, também importante também ficar atento à data de envase, que não pode superar 2 anos.

Sugestão de consumo: inclua o azeite de oliva extravirgem DE VERDADE à sua Dieta Mediterrânea.

Cliquei aqui para comprar azeite de oliva extravirgem em nossa loja